Blog

Aprenda a ter segurança online e garantir a proteção dos seus documentos digitais

Celulares, computadores e notebooks. Hoje em dia quase todo mundo utiliza algum desses aparelhos e, com tanta praticidade na palma das mãos, raramente alguém não armazena algum documento nesses aparelhos. Naturalmente, surge a questão: como manter a segurança online de documentos? Confira agora!

Importância da segurança na internet  

Nos dias de hoje, é extremamente comum o hábito de utilizar e manter documentos em formato digital. Porém, é de extrema importância manter a segurança online desses documentos, principalmente se forem documentações atreladas aos processos empresariais. Com base nisso, existem alguns cuidados que devem ser tomados a respeito da segurança online desses documentos. Aprenda a ter segurança online e garantir a proteção dos seus documentos digitais.

O que é segurança online? 

A segurança online é uma forma de proteção de dados, documentos, redes, programas, sistemas e informações online. A segurança online visa bloquear ameaças à privacidade das informações que circulam no meio digital, ou seja, ela oferta normas, ferramentas, dispositivos digitais que promovem um serviço de proteger as informações e evita ataques cibernéticos que possam ser prejudiciais tanto de forma pessoal, como de forma empresarial. 

Ainda mais, vale ressaltar que os métodos de segurança digital não devem apenas proteger a empresa de ameaças externas, mas também prevenir que sejam vazados dados confidenciais e outras adversidades que tenham origem interna. Ou seja, a questão da segurança online  também transparece aos clientes e aumenta ainda mais a credibilidade da empresa, aumentando, assim, os negócios e as vendas. 

Como obter uma boa segurança digital? 

Há programas e maneiras distintas que podem oferecer uma boa segurança online, que podem ser usados tanto no celular, quanto no computador.

No smartphone  

  • Realizar a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é um processo que consiste numa agregação de espaços, tal como o celular móvel e os computadores, para ter a garantia de que o acesso à conta de um determinado usuário seja realizado apenas por ele, realizando a segurança online. Nesse caso, a checagem de informações em dois ambientes sempre será solicitada, para possuir a segurança que o mesmo usuário possui acesso à mesma conta em dois dispositivos distintos

  • Ativar notificações de segurança

As notificações de segurança servem para informar quando há um novo acesso de uma conta em um outro local, ou seja, sendo acessada por um outro aparelho. Se a tentativa de acesso for pelo computador, o celular emite um alerta, e vice-versa. É de extrema importância para a segurança online

No computador  

  • Instale um antivírus

O antivírus consiste num software que previne, detecta e elimina programas de software maliciosos e que visam prejudicar o aparelho, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, com o intuito de promover mais segurança ao usuário. 

Há diversas formas de uma máquina contrair vírus, ou seja, quando se fala de segurança online ele é indispensável. O antivírus é um dos primeiros recursos disponibilizados para que qualquer computador funcione com uma proteção básica, simples e bastante eficiente. Há sistemas menos vulneráveis, porém essa proteção primária é indispensável para a segurança online

  • Instale um firewall

Os firewalls são dispositivos que inserem alguns parâmetros de segurança em redes, bloqueando acessos que não são considerados apropriados, priorizando as operações mais seguras. Eles podem ser aplicados em todos os tipos de computadores, mas são ainda mais indispensáveis em redes de empresas. O servidor firewall atua construindo uma barreira em redes de computadores, com o intuito de controlar o fluxo de dados entre um link da internet e a rede interna de computadores, evitando roubos de informações empresariais e pessoais, e promovendo segurança online

  • Obtenha VPNs

As VPNs ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) são redes privadas virtuais, construídas sobre a infraestrutura de uma rede pública, que estabelecem a conexão de um computador a determinada rede, podendo ser interna ou a um servidor remoto. A VPN é um recurso de segurança online que permite que esse acesso a determinada rede seja feito de maneira protegida. Essa é uma forma de conectar dois computadores através de uma rede pública, como a Internet.

  • Mantenha uma rotina de backups

Backups são rotinas de armazenamento de dados para um local seguro, em uma atividade feita de forma constante e regular. A ideia é garantir que todas as informações e arquivos sejam salvos em locais em que se possa obter acesso depois, como uma nuvem. Isso garante que os dados fiquem salvos e armazenados em um local seguro em caso de perdas de arquivos ou ataques, isso promove mais segurança online.

Documentos digitais são seguros?  

No debate sobre segurança online, é necessário ter a compreensão do que são documentos digitais, e se eles oferecem segurança aos seus usuários. Sendo assim, documentos digitais são seguros?

Atualmente, tornou-se uma tarefa desgastante lidar com documentos físicos, manipular toda uma papelada parece ser algo já obsoleto, pois com a ascensão dos documentos digitais, muitas pessoas aderiram a esse método mais prático e menos cansativo. No entanto, isso gerou um questionamento: documentos digitais são seguros? É possível confiar e obter segurança na internet? 

Tudo depende da forma como o documento é protegido, pois, estruturalmente falando, eles podem ser seguros, mas vai depender de como são armazenados. Um documento físico pode ser invadido com facilidade, basta que ele entre sem autorização em um determinado espaço e use alguma ferramenta para abrir o compartimento em que o documento está armazenado. Já no meio digital, o principal fator é garantir que boas práticas de segurança online estejam sendo praticadas. 

Primeiramente, é importante definir onde os documentos serão armazenados, seja em um servidor próprio, em um data center remoto, ou em um serviço comercial de armazenamento na nuvem (Dropbox, Google Drive etc.). Em todos esses, é preciso prestar atenção à questão dos privilégios de acesso, utilizando a autenticação de dois fatores, e liberando acesso somente para autorizados. 

O uso da criptografia também é um fator determinante importante. Criptografar os documentos em seu armazenamento, com a noção de que eles não serão usados durante um bom tempo (Criptografia at rest) e só realizar a descriptografia quando for necessário de fato, faz com que, mesmo se algum agente indesejado consiga invadir o ambiente em que eles estão guardados, aquela informação continue segura. Afinal, o invasor não terá acesso nada do que está escrito, pois só o dono do documento conseguirá descriptografar

A assinatura eletrônica consiste em toda e qualquer forma eletrônica de validar um documento e substituir a assinatura e a rubrica físicas feitas originalmente com caneta. E, em relação a assinatura digital, essa é tipo um específico de assinatura eletrônica que adota uma série de controles, tais como certificados digitais, autenticidade de identidade via confirmação de dados pessoais, imagem digitalizada da assinatura física, recolhimento do endereço IP etc, para garantir validade jurídica sobre um contrato digital. É um método autenticado por lei, registrado como Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Saiba como obter serviços de assinatura digital e eletrônica para empresas e ter mais segurança online com a  plataforma de CRM com a DocSales. Confira! 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin